Veja aqui as 3 Dicas para manter o Metabolismo em dia.
Veja a seguir as dicas para manter o metabolismo em dia e obter benefícios para sua saúde e bem estar.
Como manter o metabolismo em dia? O nosso metabolismo ,ou seja, a maneira e a velocidade com que nosso organismo processa os alimentos ingeridos, os exercícios feitos e distribui isso por nosso corpo é um daqueles elementos que determinam os resultados que vemos na balança e é esteticamente.
Um bom ritmo metabólico é sinônimo de que estamos no caminho certo e que o esforço será recompensado. Por isso, quando começamos uma dieta ou um programa de exercícios na academia, por exemplo, temos de considerar como isso ajudará manter o metabolismo em dia para funcionar de maneira mais eficiente.
Uma boa referência é sempre tentar manter o seguinte padrão metabólico:
Rápido e eficiente.
Invista em alimentos termogênicos, leves, de digestão rápida e ricos em nutrientes. Todos estes elementos reunidos impulsionam o trabalho metabólico.
Para te ajudar a elaborar uma dieta e plano de atividade física eficientes, e que contribuam para o sucesso que você espera, separamos algumas dicas importantes para que você não caia na armadilha fitness e acabe dando um tiro no pé. Em vez de manter o metabolismo em dia vai fazer o contrário, desacelerando seu metabolismo.
Dica 1: Menos nem sempre é mais.
Um dos erros mais comuns que vemos por aí de pessoas que tentam perder peso ou equilibrar um pouco a dieta é a drástica redução de calorias. Elas cortam alimentos e quantidades pensando que isso será a solução para o emagrecimento.
Claro que se alguém se encontra em condição de sobrepeso ou obesidade, por exemplo, significa que a ingestão de alimentos está maior do que seu consumo calórico e, portanto, as quantidades devem ser ajustadas.
Mas, este é o segredo: quantidades ajustadas/justas/suficientes e não defasadas ou racionadas.
O corte dramático de calorias desacelera o trabalho metabólico;
O que ao invés de impulsionar a perda de peso, retarda esse processo;
Isso porque nosso corpo entra em estado de alerta;
Entende que a comida foi racionada por algum motivo extremo e;
Não sabendo quando terá comida outra vez;
Estoca a quantidade de alimento presente e faz o máximo possível para não consumir ou eliminá-lo do corpo.
Resultado?
Digestão lenta, pouca absorção de nutrientes e vitaminas;
Pouca distribuição de energia pelo corpo, transformação dos alimentos em açúcar ou gordura;
Ganho ou manutenção de peso.
Isso significa que passar fome ou engorda ou não traz mudança alguma no peso. O correto é termos uma alimentação equilibrada, consumindo calorias em quantidade suficiente ao nosso organismo. Nem mais, nem menos, literalmente.
Dica 2: Proteína não é frescura.
Todo mundo, alguma vez, já fez alguma piadinha sobre a quantidade de proteína que os amantes de academias consomem. Frango, batata doce, ovo, presunto, enfim, parece que esses alimentos estão em um pedestal fitness. E isso tem razão de ser.
A proteína é um poderoso aliado para ajudar manter o metabolismo em dia . Não apenas por ser de relativa rápida absorção, mas também por ser um elemento indispensável para a reconstrução dos músculos.
Acredite, aquele frango franzino , grelhado, meio apagadinho será um dos grandes responsáveis pela sua barriga tanquinho.
É muito importante que consumamos a quantidade correta de proteína diariamente para manter o metabolismo em dia, funcionando eficientemente e com velocidade satisfatória.
A proteína auxilia na construção de massa magra, responsável pela definição dos músculos, possui nutrientes e vitaminas essenciais para manter o organismo saudável, impulsiona os níveis de energia a atividade metabólica. Portanto, não deixe de consumir alimentos proteicos diariamente.
Dica 3: Abandone o corujão.
O sono é um dos elementos mais ignorados por quem começa uma dieta.
Quase 90% dos iniciantes em uma vida mais saudável priorizam o cardápio e os exercícios e esquecem-se totalmente de regular o sono.
Isso é um perigo para o metabolismo pelo seguinte motivo: corpo cansado não trabalha direito. Não adianta alimentar-se corretamente ou cumprir todas as séries de atividades físicas se nosso cérebro está minguando pelos cantos, se arrastando de cansado.
A falta de sono diminui drasticamente a velocidade do trabalho metabólico e pode estar diretamente associada à falta de progresso em nossa jornada.
A quantidade de horas mais adequada para equilibrar e manter o metabolismo em dia dependerá de sua rotina e necessidades orgânicas, mas, 6 horas diárias de sono seria o mínimo esperado para uma boa regulagem metabólica.
O que você achou deste artigo ? Deixe seu comentário.
Faça um comentário