Conheça aqui os 4 problemas entre você e a soja.
Neste artigo nós vamos listar 4 problemas entre você e a soja .
Basta irmos a qualquer supermercado em nosso bairro para percebermos que estamos vivenciando, cada vez mais, a invasão dos produtos saudáveis em nossa vida.
Mesmo onde as dietas mais caras não são tão praticadas, estes produtos (geralmente sementes e cereais) já marcam presença nas prateleiras.
Dentre todos os alimentos que povoam nossas dietas, a soja é, sem dúvida, o mais conhecido e não é por acaso: a soja é o grão que tem a maior produção do Brasil.
Só que há alguns problemas que precisamos tratar quando falamos de uma vida saudável e o uso da soja como substituto para alguns alimentos: o exagero.
Conheça aqui os 4 problemas entre você e a soja.
Sem dúvida, a soja e suas diversas aplicações são um alívio para quem pretende se reeducar, ou, então, buscar uma nova filosofia de vida, como o Vegetarianismo, por exemplo.
Contudo, a lógica da variação vale também aqui. Assim, vamos listar 4 problemas entre você e a soja,tais problemas básicos são relacionados ao consumo de soja.
#1. Soja pode inibir a digestão.
Alguns estudos apontam para o fato da soja conter elementos que podem inibir a ação de uma enzima muito importante, a tripsina.
Esta enzima é uma das principais responsáveis pela quebra das cadeias das proteínas que consumimos, ou seja, ela faz a digestão.
Os resultados de um estudo da PUC de Campinas mostraram maior atividade de inibidores de tripsina na soja in natura e no extrato de soja.
Ou seja, apesar da soja ser muito rica em proteínas, elas possuem em si inibidores que não permitem uma digestão adequada destas mesmas proteínas. Chato, né? Este é o primeiro dos 4 problemas entre você e a soja.
#2. Soja não é recomendada para quem sofre de enxaqueca.
Uma das causas da enxaqueca é o aumento de tamanho de vasos sanguíneos. Esse aumento pode ser estar relacionado a um sangue mais viscoso, mais grosso, comum em quem tem uma alimentação ruim, gordurosa.
Justamente para escapar deste alimentos ricos em gordura, muitas pessoas apelam à soja, sem saber que ela é rica em uma substância chamada hemaglutinina.
Essa coisinha deixa o sangue mais grosso e assim disparar o número de vezes em que você que terá fortes dores de cabeça, podendo até mesmo passar a ser causadora deste mal em quem não está tão acostumado a ele.
Talvez você sente fortes dores de cabeça e nem imagina que seja causado por esta substância encontrada na soja;
mas aqui nós revelaremos estes 4 problemas entre você e a soja.
#3. Leite de soja e petróleo.
Pessoas com intolerância à lactose podem ver no leite de soja uma alternativa ao consumo do leite comum. O grande problema, porém, está no preparo do produto.
Após ser moído e aquecido a uma temperatura entre 60 e 100 graus Celsius;
O grão é mergulhado numa solução de hexano;
Que é um produto derivado do petróleo;
Presente, por exemplo:
Na gasolina e que pode alterar o comportamento humano se houver longa exposição a ele;
Gerando dores de cabeça, náuseas, perturbações visuais e auditivas.
Além do mais, o hexano é cancerígeno.
A tecnologia está aí para nos ajudar no nosso dia a dia ,mas as vezes usada de forma errada ela causa não só estes 4 problemas entre você e a soja ,mas também outros problemas sérios que afetam nossa saúde.
#4. O problema dos transgênicos.
Há 2 tipos de soja que semeadas no Brasil: a convencional e a transgênica. Apesar de possuírem a mesma aparência, há uma diferença fundamental na constituição genética delas.
Enquanto a convencional vem da semente natural, a transgênica foi fabricada em laboratório para que não morresse ao entrar em contato com um tipo de veneno chamado Glifosato, que é utilizado no controle de ervas e daninhas e limpezas das áreas de plantação.
Apesar de todas as normas de biossegurança terem como objetivo garantir que os alimentos transgênicos não causem danos à saúde humana, os estudos sobre este tipo de comida são inconclusivos, ou seja, não sabemos ao certo quais os efeitos deste tipo de grãos na saúde humana.
O documentário GMO OMG* (em inglês aqui), explora muito bem a pesquisa de um pai sobre este tipo de mudança genética nos grãos dos principais cereais.
Em determinado momento ele fica surpreso ao descobrir que as sementes de milho modificadas têm suas patentes registradas como inseticida e não como alimento.
Em 2015, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que desobriga as empresas a identificarem no rótulo os produtos que contenham organismos geneticamente modificados (OGM).
As exceções.
Os molhos shoyo e missô, que citamos no começo do artigo, são produzidos a partir da fermentação natural do grão e assim não possuem os problemas que vimos e apontamos aqui, desde que sejam alimentos livres de OGM.
Sabemos que não é legal se deparar com essas notícias, que são pouco divulgadas pela mídia. Mas calma.
Em breve teremos um novo artigo mostrando as melhores opções ao consumo de soja;
que te deixará livre destes 4 problemas entre você e a soja que citamos acima e de muitos outros não se preocupe.
Resumo dos 4 problemas entre você e a soja.
#1. Soja pode inibir a digestão.
#2. Soja não é recomendada para quem sofre de enxaqueca.
#3. Leite de soja e petróleo.
#4. O problema dos transgênicos.
Você gostou deste artigo ? Comente .
Faça um comentário